Essa é uma questão muito recorrente de queixas que os psicólogos recebem.
A questão familiar é algo que afeta muito.
Afinal de contas, porque muitas vezes a " família não me entende".
São muitos os motivos que podem levar a família não nos entender.
Eles podem estar querendo nos "proteger" de acordo com o que julgam ser o correto para seus entes queridos.
Outras vezes por terem uma visão cultural mais antiga, não conseguem visualizar a modernização presente na sociedade e acabam nos julgando por nossas condutas atuais.
Existem ainda crenças religiosas, concepções familiares pré estabelecidas, histórico de vida, a maneira como foram criados e frustrações por não terem se realizado através de seus filhos dentre outros fatores.
A melhor solução é o DIALOGO.
Por mais que você " imagine" qual vai ser a reação dos seus familiares, não deixe de falar aquilo que pensa, o porque tem certos comportamentos e digam o que sentem quando acredita que seus familiares não te entendem.
Através disso há uma abertura de espaço para que vocês possam trabalhar a forma como cada um pensa, o porque certos comportamentos causam mágoas e quais soluções podem ser trabalhadas para que estes sentimentos não voltem a causar mágoas.
Quando não nos sentimos acolhidos por nossa família ou pessoas que amamos, nos tornamos mais depressivos, angustiados, ansiosos e tristes.
Esse passo de dialogar é importante porém muitas vezes é necessário primeiro conversar com um psicólogo para verificar qual a melhor forma de dialogar, o momento certo etc.
Portanto, lembre-se de procurar um profissional caso não tenha êxito nessa aproximação familiar.
Você nao está sozinho (a)!!!
Comments